"Vamos precisar de todo mundo...
Um mais um é sempre mais que dois..."

Beto Guedes/R.Bastos. Sal da Terra.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

I GINCANA CULTURAL E RECREATIVA DO DUTRA



Justificativa

A proposta de educação compreendida, hoje, legalmente, voltada para a diversidade coloca para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, o grande desafio de estar atentos às diferenças, às potencialidades e as habilidades construídas tanto individuais como coletivas por um processo gradativo, constante e fundado na convivência humana.
Baseados na “convivência humana”, a Escola Estadual Presidente Dutra, preconiza a sua concepção de escola como
Um espaço de construção reflexiva, cognitiva e de compreensão do conhecimento e das práticas sociais, situados na complexa relação da multiculturalidade presente no ambiente social que envolve a diversidade humana, numa perspectiva inclusiva”. (PPP.2010,15)

Em conformidade, portanto, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que estabelece no Artigo 1º
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” (Brasil. LDBN, Lei nº 9394/96)

Vale ressaltar a importância de ações que envolvam o “brincar” e o “jogar” como meios eficazes de aprendizagem entre as crianças, conforme nos dizem pensadores como Wallon, que afirmava que é preciso estar atento, pois a aprendizagem ocorre não apenas pelos conteúdos, mas por meio de descobertas e jogos. Também, J. Piaget, estudando o processo de aprendizagem, concorda que conforme a faixa etária, as crianças experimentam desafios de compreender o outro e a traçar regras para as brincadeiras. E Lev Vygotsky, considerou, ainda, a importância das brincadeiras para a autonomia a ser desenvolvida pelas crianças.
Desta forma desenvolveremos durante todo o mês de outubro diversas atividades que envolvam e integrem os dois turnos da escola, favorecendo a convivência humana, a valorização da infância, o respeito e a compreensão à diversidade entre todos da comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade local por meio de jogos lúdicos e participação da I Gincana Cultural e Recreativa do Dutra.



Participação: Rede pela paz



Cronograma das atividades

Dias
Atividades
Pontuação
01/10
6ª feira
Mat.: 9h / Vesp.: 15h - Distribuição das equipes / Colocar na agenda s/ 2ªfeira alunos direto nas salas
Mat.: 10h15 / Vesp.: 16h10 - Reunião das equipes formadas para repassar o regulamento da Gincana no pátio coberto.

*Explicar sobre a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet.

Mat.: 11h20 e vesp.17h05: Avaliação das atividades do dia /resultados

Mat.: 11h25 / Vesp.: 17h10 – Salas de aulas (desfaz as equipes)


10 pontos (org.das equipes)


1 ponto cada objeto (a partir 2ªf)

Resultado parcial no cartaz





04/10
2ª feira
Mat.: 07h15h / Vesp.: 13h - Crianças irão direto para as salas; aulas até o recreio.
Mat.: 10h10 / Vesp.: 15h50 – Abertura solene da Gincana pela diretora
Mat.: 10h30 / Vesp.: 16h10 – Apresentação das equipes (1 professora de cada equipe/definição cor)
Mat.: 10h45 / Vesp.: 16h25 – Prova surpresa do dia: Conhecimentos Gerais (conteúdos da matriz);
Mat.: 11h10 / Vesp.: 16h50 – Prova surpresa para 3ª feira – reunião das equipes.
Matutino e vespertino: organização das equipes

Mat.: 11h20 e vesp.17h10: Avaliação das atividades/resultados
Mat.: 11h25 / Vesp.: 17h05 – Salas de aulas (desfaz as equipes)




- -

10 pontos

- -

10 pontos

Resultado parcial no cartaz
- -




05/10
3ª feira
Mat.: 08h10 / Vesp.: 14h10 – Apresentação da prova surpresa proposta dia anterior.
Mat.: 08h15 / Vesp.: 14h15 – Prova surpresa para 4ª feira – reunião das equipes.

Mat.: 08h30 às 09h10 / Vesp.: 14h30 às 15h10 - Visita sócio-educativa da Rede pela Paz - recepção dos alunos que participam das oficinas da Rede:
  • Capoeira e Música

Matutino e vespertino: organização das equipes
Matutino e vespertino: arrecadação latas e garrafas pet.

Mat.: 09h15 e vesp.15h15: Avaliação das atividades/resultados

Mat.: 09h15 / Vesp.: 15h15 – Salas de aulas (desfaz as equipes)
10 pontos


- -


- -




10 pontos
1 ponto cada objeto

Resultado parcial no cartaz

- -





06/10
4ª feira
Mat.: 10h10 / Vesp.: 15h50 – Apresentação da prova surpresa proposta dia anterior.
Mat.: 10h25 / Vesp.: 16h05 Montagem quebra-cabeça – 50 peças
Mat.: 10h25 / Vesp.: 16h05 - Desenho temático
Mat.: 10h25 / Vesp.: 16h05 - Corrida do balão (amarrado ao tornozelo)
Mat.: 10h35 / Vesp.: 16h15 - Corrida do ovo

Mat.: 10h45 / Vesp.: 16h30 – Prova surpresa para 5ª feira – reunião das equipes.

Matutino e vespertino: organização das equipes
Matutino e vespertino: arrecadação latas e garrafas pet.

Mat.: 11h20 e vesp.17h05: Avaliação das atividades/resultados

Mat.: 11h25 / Vesp.: 17h05 – Salas de aulas (desfaz as equipes)
10 pontos

10 pontos

10 pontos
10 pontos

10 pontos

- -


10 pontos
1 ponto cada objeto

Resultado parcial no cartaz

- -



07/10
5ªfeira
Mat.: 10h10 / Vesp.: 15h50 – Apresentação da prova surpresa proposta dia anterior.
Mat.: 10h25 / Vesp.: 16h05 Enrolando a múmia
Mat.: 10h25 / Vesp.: 16h05 - Corrida do saco
Mat.: 10h35 / Vesp.: 16h15 - Dança da laranja
Mat.: 11h / Vesp.: 16h45 – Apresentação de poesias (leitura de poesias pelos alunos)

Matutino e vespertino: organização das equipes
Matutino e vespertino: arrecadação latas e garrafas pet.


Mat.: 11h15 e vesp.: 16h55 Avaliação das atividades do dia

Mat.: 11h20 / Vesp.: 17h – Encerramento solene da I Gincana Cultural e Recreativa do Dutra
10 pontos

10 pontos
10 pontos
10 pontos
10 pontos


10 pontos
1 ponto cada objeto


Resultado final no cartaz

Premiação das equipes... Alegria! Alegria!



(Equipe Gestora/Pedagógica)

Reflexão:
“Graças ao jogo de regras, aprendemos a tomar decisões, planejar, desenvolver, fazer algo que valha a pena do começo ao fim.”
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA
(Lino de Macedo. Psicólogo e professor USP. In: Jogar para viver e conhecer. Nova Escola. Edição Especial, set.2010).


Um comentário:

  1. Um bom caminho a seguir seria propor atividades que deixem a criança livre pra expressar seu interior e perseguir seus interesses, assim a educação se desenvolve espontaneamente.
    A criança ativa e receptiva a novos conhecimentos. Pensando nesta ação a gincana cultural no Dutra facilitou o ponto de partida à integração dos alunos, professores e demais funcionários.

    Professora Aline 3º B

    ResponderExcluir