"Vamos precisar de todo mundo...
Um mais um é sempre mais que dois..."

Beto Guedes/R.Bastos. Sal da Terra.

Projetos


ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA

REAGRUPAMENTO
3º A E 3º B
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA

JUSTIFICATIVA:

Diante dos problemas de aprendizagem enfrentados no dia-a-dia estudamos uma maneira de promover um trabalho diferenciado que venha contribuir e ajudar os
alunos a vencerem os obstáculos e alcançarem maior autonomia e conhecimento.

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE DUTRA
1ª AULA:
CONTEÚDO:
  • Números decimais envolvendo: unidades, dezenas e centenas.
PROCEDIMENTO:
  • Formou-se um grupo de alunos sentados no chão e o outro, em volta sentados nas carteiras para observarem;
  • Os alunos do chão jogaram os dados um de cada vez e pegavam os cubinhos de material dourado conforme os valores que saíam nos dados;
  • Faziam as trocas quando ia completando de 10 em 10;
  • Ganha quem chegar na centena primeiro.
    Para finalizar o momento fizemos perguntasao coletivo sobre o que havia acontecido.

2ª AULA
CONTEÚDO:
  • Multiplicação
RECURSOS:
  • Jogos de baralho, dominós, cartelas de dobro e triplo.
QUANTIDADE DE PESSOAS: 2 OU 4
PROCEDIMENTO:
  • Coloque três cartas sobre a mesa;
  • Distribua 7 cartas para cada aluno;
  • Tire impar|par para ver quem começa o jogo;
  • O primeiro verifica se nas cartas da sua mão tem a resposta para alguma das multiplicações das três cartas sobre a mesa. Se tiver recolhe-as e deixe a carta da resposta se não tiver passe a vez;
  • Ganha quem conseguir arrecadar maior número de cartas.

Obs: se for necessário é permitido consultar as cartelas da tabuada.

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
BINGO
  • Foram distribuídas 1cartela com perguntas sobre multiplicação e uma com resposta;
  • Cada aluno ia perguntando e quem tivesse a resposta respondia imediatamente.
  • E assim por diante até terminar.


3ª AULA
AMARELINHA DAS QUATRO OPERAÇÕES

QUANTIDADE DE ALUNOS: 2

PROCEDIMENTOS:
  • Cada aluno pega três fichas com resultados;
  • Tira par ou ímpar para decidir quem começa o jogo;
  • O primeiro aluno joga o dado se cair em alguma casa e tiver a pergunta da sua resposta marca ponto e pula amarelinha com o dedo.

4ª AULA
CONTEÚDO:
  • Medidas de comprimento
PROCEDIMENTO:
  • Contamos a história:
  • Discutimos sobre o assunto e o porquê as pessoas estavam insatisfeitas. Hoje quais são as medidas de comprimento mais usadas?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO;
  • Cartaz com planta e endereços sugerindo cálculos de distâncias em metros;
  • Maior e menor distância,
  • Comparação da distância entre a casa de uma pessoa da outra, etc...

5ª AULA
CONTEÚDO:
  • Sistema Monetário
RECURSOS:
  • Objetos como: lápis, borracha, caderno, bolsa, estojo, cola, brinquedos, canetinhas e outros.
PROCEDIMENTO:
  • Simulação de compras;
  • Dividimos a sala em dois grupos: o que vende e o que compra;
  • Calculamos coletivamente o valor das compras, o lucro, os prejuízos, quem comprou mais, quem vendeu mais ou menos...




"APRENDENDO JUNTOS"
Responsável: Professora Juvelina Lemes Ferreira Braga   4º A - Matutino



JUSTIFICATIVA
    Percebemos uma acentuada necessidade de refletir sobre as condições de aprendizagem dos alunos, onde a maioria não corresponde a matriz de habilidades proposta para a série vigente e a busca de soluções construtivas para desvendar os sinais de dificuldade que comprometem o sucesso do aluno.
    Portanto, será desenvolvido através do Projeto Aprendendo Juntos, um trabalho interativo com os alunos na sala de aula com a proposta de uma reconstrução criativa de novos caminhos indispensáveis ao desenvolvimento integral favorável dos processos de ensino com atendimento vivencial dos alunos (pessoal, familiar e comunitário), integrando-os à sociedade onde estão inseridos. A construção de uma consciência crítica e a formação da cidadania interligadas e globalizadas. Quanta coisa para aprender e quanta coisa para se ensinar! "Criança aprende com criança, criança ensina criança. Criança aprende com adulto e adulto aprende com criança e adulto aprende com adulto, portanto, aprendemos e ensinamos juntos".
ATIVIDADES
  • Dinâmicas de leituras compartilhadas;
  • Leituras individuais;
  • Leituras de gêneros textuais diversos;
  • Atividades escritas, dirigidas (matemática e português);
  • Atividades criadas pelos alunos (matemática e português);
  • Montagem de murais e painéis;
  • Trabalho com jornais;
  • Jogos didáticos (temáticos);
  • Confecção de brinquedos com material reciclável;
  • Dinâmica de integração da família;
  • Dinâmica de preservação do meio ambiente;
  • Dinâmica de integração e cidadania;
  • Adivinhas e cálculos mentais;
  • Entrevista, relatos de visitas a museus;
  • Palestras, passeios (confraternização com pequenique), experiências;
  • Pesquisas na internet, biblioteca (livros, revistas, jornais) e debates;
  • Atividades em grupos e individuais;
  • Atividades de liderança em monitoria: professor mirim;
  • Gincanas de português e matemática;
  • Concurso de letra legível;
  • Produção de textos e coletânea literária;
  • Ditados relâmpagos, caça-palavras, cruzadinhas;
  • Desenhos, pinturas e artesanato;
  • Dramatização, recontos e  causos. 
   



A MAGIA DOS LIVROS:
LEITURA & ESCRITA”

Responsável: Dinamizadora da Biblioteca (Matutino)

JUSTIFICATIVA
  

As crianças e as pré-adolescentes, estudantes, da Escola Presidente Dutra, estão matriculadas em cursos escolares regulares do ensino fundamental. No entanto, apesar de receberem um acompanhamento constante dado pela direção da instituição, pelos professores e colaboradores, demonstram nitidamente falhas no processo de educação, que se revelam, principalmente, pela falta de compreensão de textos, pela fala truncada e pelas escritas “copistas”.
Seguindo esse raciocínio, e levando-se em conta o padrão encontrado nos históricos de cada criança, os quais foram levantados durante o primeiro semestre do ano corrente, pode-se perceber que, possivelmente a situação da falta de estímulo, leva as crianças acolhidas pela escola a apresentarem certas limitações quanto ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo no interesse pelos estudos. Não podemos generalizar, mas os sintomas de alguns deles apontam diretamente para a desatenção e desmotivação. A dificuldade em ler e escrever está intrinsecamente atrelada a essa situação e nos remete ao objetivo principal deste projeto.
Diante desse quadro, podemos assegurar que já há um acompanhamento realizado pela Equipe EMAI (psicóloga, assistente social e fonaudióloga) da escola Presidente Dutra. Como resultado, afirmamos que a situação de dessas crianças não se encontra comprometida, ao ponto de inviabilizar o PROJETO: A MAGIA DOS LIVROS: LEITURA & ESCRITA.
ATIVIDADES

  • Organizar e implementar o CANTINHO DE LEITURA
  • Promover a melhoria do ambiente da biblioteca escolar;
  • Estudar a biografia de cada autor;
  • Ler, ouvir, escrever interpretar e ilustrar o trabalho de cada autor;
  • Promover rodas de leitura;
  • Reconhecer a estrutura dos livros lidos, através de FICHAS LITERÁRIAS;
  • Realizar piquinique com rodas de leitura no Parque Flamboyant;
  • Incentivar os alunos com prendas de objetos simbólicos como: medalhas, marcash/dinheirinho e outros;
  • Incentivar os alunos a criarem e desenvolverem o JORNAL MURAL, em parceria com os professores;
  • Varal de poesias
  • Realizar na escola o dia das exposições dos trabalhos realizados pelas turmas e entregas de prendas como forma de encerramento do mesmo.

    Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.



 MINHA PÁTRIA

Turma: 1ºC
Esse projeto foi elaborado com intuito de proporcionar aos alunos elementos nececessários à compreensão da história(oficial) da formação de nosso povo, despertando o interesse por fatos passados e atuais que contribuiram e contribuem para a construção da sociedade brasileira.
    As ações dividem-se em três etapas:



  • Primeira etapa: narrar aos alunos a história do Brasil, do descobrimento à Independência; utilizar desenhos, no quadro giz, evidenciando os principais fatos que marcaram nossa história.
  • Segunda etapa: através dos desenhos, explorar a oralidade dos alunos, fazendo comparações entre a situação de dependência do Brasil na época da Colonização e a situação democrática da atualidade. A discriminação étnica do passado e a igualdade de direitos que todos temos, independente da cor. Após discussão, pedir aos alunos que recontem a história através de desenhos.
  • Terceira etapa: atividades gráficas, no caderno: pintar símbolo da pátria (bandeira), decifrar carta enigmática ("Independência ou Morte"); pintura de desenhos que expressam o que é a nossa pátria.
    O projeto será retomado quando da Proclamação da República (15/11) e todas as segundas feiras, quando os alunos cantam , na acolhida, o Hino Nacional.


PROJETO: LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Turma: 1º C

OBJETIVO: 
  • Despertar nos alunos o interesse pela leitura, escrita e expressão oral, possibilitando e estimulando a leitura, a aquisição da linguagem escrita, a criatividade e o senso crítico.
DURAÇÃO: 2º SEMESTRE
METAS:
  • Desenvolver o gosto pela leitura de livros e diferentes gêneros textuais;
  • Estimular a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes cooperativas na realização de atividades em grupo;
  • Interpretar textos de acordo com o contexto no qual estão inseridos;
  • Avançar na aquisição de novos conhecimentos à partir da história lida, por meio de expressões artísticas, pesquisa e reescrita.
ATIVIDADES:
  • Leitura de textos musicais;
  • Leitura Compartilhada: livros do cantinho da leitura;
  • Leitura de fábulas/teatro;
  • Leitura de contos de fadas/teatro;
  • Construção coletiva de textos: história do cotidiano;
  • Construção de textos históricos: Independência do Brasil, Proclamação da República, História da Democracia Brasileira (Projeto Minha Pátria)
  • Teatro;
  • Teatro de fantoches;
  • Ampliação de conhecimentos: confecção de mini-álbum relacionados a livros lidos: formigário, germinação, meio ambiente, higiene, família;
  • Criação de mini-livros: recontando histórias lidas/ouvidas, recriando histórias, elaborando histórias.